segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

História de um Desmame - Parte 1.

Oiiiii...

Neste post vou falar um pouco de um assunto bem polêmico, mas que por motivo de necessidade estou colocando em prática. 
O desmame da Amanda , como está sendo e o que tenho feito. 


As mamães devem concordar comigo que não existe momento mais sublime e mágico do que a hora da amamentação, e a primeira coisa que pensamos quando saímos da sala de parto é saber se o bebê irá pegar o peito , se vamos conseguir, se o leite irá dar...!
Comigo não podia ser diferente!
Meu parto foi cesário, e assim que saí do centro cirúrgico, um turbilhão de pensamentos do tipo, passaram em minha mente. Chegando no quarto, após uns 10 minutos, a enfermeira chegou com a Amanda ( eu sabia que ela seria linda, mas neste momento vi que eu estava completamente errada, porque ela era simplesmente perfeita! Apesar de todos os pêlos em sua testinha kkk, que vale frisar que caíram todos juntamente com todo cabelo que tinha na cabeça, o que não era pouco, com aproximadamente 2 semanas! ) Assim que entraram, não tivemos tempo para cerimônia, mesmo com o quarto cheio de gente, meus pais, minha irmã, meu cunhado, marido... e todo meu corpo do pescoço para baixo anestesiado, a enfermeira já entrou e foi colando a Amanda para mamar. Ela (enfermeira) explicou que o bebê já teria facilidade na sucção, e que quando  fosse mamar, ele não poderia estar completamente deitado para que não corresse o risco de engasgar,  que o processo de amamentação quase nunca falha, mas deixou claro também que as vezes poderia faltar o leite (em alguns casos demoram até 3 dias para o leite "descer") o que não foi meu caso, uma vez que meu leite saia como jato do tanto que tinha! Mas um episódio aconteceu... 
Na primeira noite a Amanda chorava muiiiiiito achamos até que era cólica, mas isso durou da 1 hora da manhã até as 5 horas da manhã, aproximadamente,  e entre um choro e outro eu tentava coloca-la no peito, mas ela estava tão nervosa que não pegava, a enfermeira do turno da noite disse que era normal, então, quando deu 5 horas, minha mãe já desesperada passou a mão na mamadeira (que levei por precaução) e foi até o berçário da Maternidade e pediu um preparo de leite (o hospital forneceu 30ml do Nan, quantidade suficiente) e acredite se quiser, a Amanda mamou os 30 ml,  e dormiu até as 10 horas da manhã!!! Aí vocês podem imaginar o quanto chorei de saber que "deixei" minha filha passar fome!
Neste momento prometi para mim mesma que a Amanda mamaria até quando ela quisesse ou até quando a situação permitisse!

Então...

Passados  dois anos . Chegou um ponto que o desmame da Amanda virou caso de necessidade! Na verdade o desmame dela deveria ter sido feito quando ela tinha aproximadamente 1 aninho, quando eu tive uma Anemia forte, e tanto o Pediatra dela como meu médico sugeriram o desmame, já que a Amanda sempre comeu de tudo e muito bem(!) (isso merece um post rsrs) e desta forma o leite não faria falta. Mas não tive coragem... Até a Amanda ir para creche... 
Teve um período em que ela ficava o dia todo, mas antes de sair e quando chegava em casa (e nos intervalos durante o dia que eu ia lá rs) ela mamava, então continuou mamando, mas de uma forma mais 'controlada'. 
 Atualmente eu trabalho o período da manhã em um escritório, e o período da tarde e noite, divido com a Amanda, deveres de casa, os personalizados que faço, sem contar que sou esposa, filha, neta..  e é justamente por serem dias tão corridos que mereço dormir bem durante a noite! Coisa que não tem acontecido, pois a Amanda quer tirar o atraso do período da manhã mamando a tarde inteira e acorda no minimo 6 vezes, isso mesmo, 6 vezes durante a noite!! Jesus!!

Por isso o desmame!

Eu sei que não será do dia para a noite que ela deixará, por isso já comecei aos poucos para que não seja traumático para ela nem para mim. Confesso que é minha milésima tentativa, pois ela sempre me vence pelo cansaço, e acabo levando-a para dormir comigo para facilitar e pelo menos não ter que levantar para ir até o quarto dela. Mas agora, mais do que nunca estou decidida a fazer o desmame! Essa semana, quase bati o carro por estar tão cansada  (claro que a culpa não é necessariamente da amamentação, logico que não, mas é como disse.... eu mereço dormir bem a noite, assim como meu esposo e a própria Amanda.) 
Sei também que isso irá gerar um série de outros conflitos, já que juntamente com o desmame estou fazendo a transição da Amanda para o quartinho dela. Li muito a respeito do desmame e consequentemente a transição para o quarto e fiquei até com medo de não o fazer, rsrs. O fato dela estar dormindo comigo  pode gerar sérios (!) problemas... A dependência exagerada dos pais, atrofia emocional (já ouviram falar disso??) sem contar a falta de privacidade do casal... (mas cama compartilhada fica para um outro post, rs) 
Tenho uma amiga que no período do desmame além de passar por toda pressão que isso gera, ainda teve que arcar com uma pressão maior ainda. A bebê dela chorou 3 dias consecutivos e pronto! Esqueceu o "mama", mas achando que os problemas estavam resolvidos, ela teve uma surpresinha... uma intimação do Conselho Tutelar chegou na casa dela, tem lógica?? Alguém a denunciou .. é... nem todo mundo vai pensar como você, ou como eu!
Mas sabemos que é o melhor, e como eu disse  li muiiiito a respeito, e conversei com o pediatra e.... é chegada a hora!

Como tenho feito:

Horários que eu amamento: Quando acorda (tirando os dias que vai dormindo para a creche), quando chega da creche (por volta de 13:30 da tarde), a noite na hora de dormir, por volta de 21:30 da noite, e quando ela chora muitooo, mas muito mesmo, rs, uma vez na madrugada. Já me sinto vitoriosa quando consigo manter essa rotina, pois para quem acordava 6 vezes no minimo durante a noite, apenas uma já é um enorme progresso. 

O que faço quando durante o dia ela fica andando atrás de mim e pedindo "mama": (Quase entro em parafuso) e ofereço outras coisas para ela comer, frutinhas, suquinhos, até mesmo a mamadeira com leite, ou tento destraí-la brincando, porque quase nunca é fome e sim o costume de fazer o peito de bico. 

Eu nunca faço com que ela se lembre: Como já mencionei (em vídeo), quando a Amanda era recém nascida a maior parte do dia, passava com ela sozinha, pois meu esposo trabalhava durante o dia e ia para faculdade a noite e na cidade onde morávamos não tínhamos parentes, então tive que me acostumar a fazer tudo com a presença dela, inclusive tomar banho com platéia rsrs, acho que muitas mamães me entendem. Isso é algo que hoje eu evito, tomar banho ou trocar de roupa na frente dela, pois basta ela ver que já pede 'mama' com um sorriso enorrrrrmmmeee no rosto. Evito também me deitar com ela (até porque quando deito com ela para fazer-la dormir ou dar de mamar sempre amanheço na cama dela, é o fim!) ou mesmo quando ela está brincando no chão, se eu deito no sofá, parece um imã,  ela vem correndo puxando minha blusa: "-Mama, mama, mamãe.." 
Caso você tenha um lugar específico onde o bebê costumava mamar, é bom evitar!

Jamais faço algo que possa traumatiza-la : Quantas vezes já ouvi falar que quando o bebê gosta muito do peito (como no caso da Amanda), só vamos conseguir com o auxilio de café, limão, babosa e até... pimenta???  como pode!?
O momento da amamentação é tão prazeroso, tanto para a criança como para a mãe que não podemos nos desesperarmos para cortar a tal ponto! Pensa comigo, a criança esta acostumada a mamar todos os dias, sentir o gostinho docinho do leite da mamãe e de repente algo estranho, azedo, amargo ou até ardido na boca? Pensa a reação? Meu Deus! 
Um dia estava fazendo um lanche e a Amanda andando atrás de mim e pedindo para mamar, eu peguei ela no colo e instantaneamente ela já desceu minha blusa, e então com a mão cheia de polvilho passei no seio, fiz cara de espanto e esperei pra ver a reação dela, e ela ficou olhando, virou pra mim e disse "-Ecaaaa!!" Limpou tudo e mamou rs, ela tinha quase dois anos, sabia que tinha algo errado, e mesmo sem colocar na boca ( o que eu não deixaria) pensa a carinha de confusa que ela fez! Imagina então um bebê mas novinho que não sabe nem o que ocorre! Que dó!
Então, já que eu tenho tempo, (e deixo bem claro que respeito as mães que não o tem e necessitam tirar de uma hora para outra, cada caso é um caso) vou fazendo assim... aos poucos. Semana que vem se Deus quiser já tiro a mamada da madrugada e a de quando ela chega do berçário!

Sou firme na minha decisão: O sentimento de culpa sempre irá insistir em aparecer, e já não basta isso ainda sempre aparece aqueles para dizer que ainda não é hora. 
A criança sempre irá usar as 'armas' que ela tem - o choro - por exemplo, e basta isso para quem esta de fora virar para você e...: "Dá só uma mamadinha pra ela" .... Ai meu Deus!!! Minha própria mãe faz essa chantagem, rs, e minha resposta? "Não!", confesso que me parte o coração, mas eu decidi, ela chora, sapateia, mas basta uma boneca para ela se calar, então só ai já da pra ver que não é coisa de outro mundo né? (E aproveito isso para mostrar que nem tudo ela irá conseguir com o choro, vamos moldando a criança, rs.)

Eu preciso de ajuda sempre: Sou mãe! Escrever aqui parece muito fácil, mas só eu sei o que passo na hora de colocar em prática! E principalmente por ver minha filha chorar por algo que só eu tenho, e pior .. tenho e "nego", já falei meus motivos, mas é óbvio que ela não entende, ela é um bebê. Mas eu sou a adulta da história, e sei que essa não é a unica situação que vamos passar onde terei que manter o 'não' até o final. Pensando assim, sempre busco ajuda na hora que estou prestes a ceder. O marido, lógico, é quem sempre me socorre, um passeio com o papai, uma voltinha na praça, ou "vamos ali brincar, a mamãe vai tomar banho...", mas também tem horas que meu marido me olha com aquele olhar de 'precisamos mesmo fazer isso?', nessa hora é sempre bom ter alguém que não esta envolvido emocionalmente. (Né Fabiana!? kk)
Daí você pode pensar, nossa que drama! Mas é isso mesmo, a situação é bem dramática.. rs.
Pensa como me sinto quando alguma mamãe me diz que o filho deixou de mamar sozinho depois dos 2 anos... vocês tinham que ver minha cara neste instante. Oh Senhor!

Sentimento de culpa:
Por  mais que as vezes ele insista em aparecer, me convenço de que não estou fazendo nada de prejudicial para a Amanda, e sim para o bem. O Ministério da Saúde incentiva a amamentação até os 2 anos, e eu fiz graças a Deus com o maior prazer, e mesmo quando tinha motivos para desmama-la antes, não o fiz. Mas agora são outros quinhentos, rs.
Amo a minha filha! E acho que ela merece dormir bem, ser mais independente e mesmo tão nova fazer novas descobertas, sair para passear com os tios e avós sem que o passeio seja interrompido por "uma crise de abstinência".


Enfim, são atitudes muito simples que comecei fazendo, coloquei uma rotina, e para quem mamava quase o dia todo em mim (parava o que eu estivesse fazendo para amamenta-la) então acho que já reduzi muito! Claro que no momento ficaram elas por elas, pois ela não mama tanto, mas neste começo chora o dobro, né? Mas tudo tem seu tempo! 
E vou informando vocês semana a semana!


Por que não a mamadeira? Rs.



Beijos no coração!


Um comentário:

  1. Né! !!!
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Parabéns, com o tempo tudo vai dando certo, so perseverar e ser firme nas decisões.
    Vai na fé..... kkkkkk
    bjosss

    ResponderExcluir