terça-feira, 28 de abril de 2015

7 Dicas Para Organizar Uma Festa Infantil.

OI gente! Tudo bem??

O post de hoje é muito esperado. Quem nunca quis fazer uma festa para os pequenos, que por mais simples que fosse, deixassem os convidados de boca aberta??

Então vamos a algumas dicas de organização para que tudo saia impecável!




Foto Google

1 - Faça uma lista com os nomes dos convidados:
A lista será seu 'Norte', através dela que você fará tudo, quantidade de convites, comida, mesas, personalizados, lembranças para as crianças, só a partir dela você poderá dar início aos preparativos.


Foto Google.




2 - Estipule seu orçamento e seja fiel a ele.
Mesmo que você tenha condições de fazer uma big festa, o orçamento é importante. Conheço pessoas que tinham um orçamento inicial de de 5 mil (festa em salão) e no final das contas gastou 15 mil. Meus Deus! Particularmente, acho muito dinheiro... rsrsrs
Quem já fez uma festa, sabe que quanto mais se faz, mais quer fazer, por isso, anotar as ideias e quantidades de lembranças, comida, mesas, etc. é sem dúvidas muito importante.
Para aquelas que farão a festa em casa o cuidado deve ser redobrado, uma vez que, na grande maioria tudo é alugado separadamente e em lugares diferente. Já ouviu a expressão "O barato saí caro"? Então, se não nos policiarmos, no final podemos gastar o dobro ou até o tripulo do valor desejado. Dá sim, para fazer uma festa linda sem muitos gastos. (A festa da 2 anos da Amanda - tem vídeos dos preparativos no canal do YouTube - gastei $850,00 para fazer uma festa para, mais ou menos,  70 pessoas (eita família grande kk), uma vez que a de um ano gastei aproximadamente $4.000.00, e meu orçamento inicial era de $1.700.00 (lembrando que eu fiz todas as lembranças e minha Tia fez toda a decoração - da mesma forma que a de 2 anos) Até hoje meu esposo me pergunta como consegui gastar tanto se quase não contratei serviço nenhum.. rsrs Boa pergunta! Não me arrependo, logico que não, mas é um exemplo de que orçamento é a base de tudo! Experiencia própria - que me rendeu uma marido mais rígido e traumatizado para as próximas festas kkkkk.


Foto Google

3 - Defina onde será realizada: Salão de festas ou em casa.
Se optar por fazer em um salão, vale lembrar que nada pode ser deixado para última hora, principalmente se o espaço escolhido for bastante procurado, (existem mães que fecham pacotes até 10 meses antes da festa) então não tente "a sorte" garanta sua data!
No caso da festa em casa, se organize do mesmo jeito, acredito que o prazo mínimo para começar a organizar uma festa, por mais simples que seja, é de no mínimo 6 meses antes, PRINCIPALMENTE se for você quem irá colocar a 'mão na massa' e fazer tudo! Também digo isso com toda convicção, pois na festa de 2 anos da Amanda rsrs, fui deixado com o pensamento "Ah vai ser simples, em casa mesmo", comecei 2 meses antes e foi um Deus nos acuda!!! NO final queria fazer um monte de coisa, que infelizmente não deu tempo.


Foto Google

4 - Colocando a mão na massa:
Se o seu orçamento te permite comprar tudo pronto, ÓTIMO!
Se não... coloque em uma lista tudo que você terá que fazer, lembranças, comida, doces, decoração... Faça um esqueminha de ir concretizando etapas. Escreva tudo o que você tem que fazer (centros de mesas, personalizados, plaquinhas, lembranças para crianças, comida, doces...) só passe para a próxima etapa, depois de ter concretizado a anterior, pois se você começar tudo de uma vez só, terá muito serviço pela metade, e isso pode ser desanimador.  Termine tudo da festa pelo menos uma semana antes, deixe a última semana apenas para fazer as comidas ( se for o seu caso).


Foto Google



5 - Escolhendo o cardápio e horário da festa:
Era o tempo que a comida de festa infantil se limitava em salgadinhos. Hoje em dia, os tipos de comidas são bem variados. Pic-nic, chá da tarde, café da manhã, almoço, jantar, frios, caldos... Independente do que for servido, 60% do cardápio deve ser de acordo com o paladar das crianças. Não adianta ter muita comida (ex: entrada de frios, um jantar com dois tipos de carnes, arroz, uma salada bem tropical, muito refrigerantes, cervejas...) se nem toda criança come saladas (infelizmente),  ou come carnes 'diferentes', e ainda tem os pais que não dão refrigerantes para as crianças. Então, escolha a comida principal, mas aposte também em pipocas, algodão doce, cachorro quente, mini pizzas... e sucos.  Ainda deve levar em consideração o horário da festa, se for no horário do almoço, por exemplo, por favor não vai me servir salgadinhos rsrsrs, (salgadinhos em festas a noite é aceitável, as pessoas são acostumadas) mas se a sua festa estiver marcada para começar as 10 h, até todos chegarem, você recepcionar todos, cantar os parabéns... os convidados estarão morrendo de fome! Neste caso é melhor que sua comida principal seja um almoço, do que um café da manhã por exemplo. Não atraia comentários negativos para sua festa. 
Lembrete: Independente da comida ela deve ser servida quente. Não e legal salgados, jantar, almoço, serem servidos frios.



6 - Personalizados:
Está super comum várias embalagens personalizadas com o nome e idade da criança. E hoje em dia em qualquer lugar você já pode encontrar facilmente, mas uma coisa é fato: não é porque em todo lugar se acha, que todos são confiáveis. Falo isso com toda certeza (até mesmo por trabalhar na área) você sempre achará alguém para cobrir 'oferta', mas o que deve-se levar em consideração é que qualquer um pode comprar o material e fazer. Os materiais para personalizados são extremamente baratos, você encontra caixinhas, por até $0.50 cada, latinhas $0.39 cada, são bem acessíveis... mas nem todo mundo que 'pinta uma caixinha' pode ser considerado artesã , o caro do artesanato é a mão de obra, o tempo que se gasta, a dedicação, o investimento de tempo de qualidade para desenvolver um modelo, e olha, não são todos que querem fazer isso, e infelizmente estão na área (fica aqui um desabafo rsrs)  então neste caso (se não for você mesma quem irá fazer) opte pela qualidade e não pelo preço,
Lembrete: Se sua festa for feita em casa e você mesma for fazer, pesquise e pesquise muito, para que tudo saia lindo, e se de tudo não souber fazer, compre, mas lembre-se do que eu disse é melhor reduzir a quantidade e pagar por algo bem feito, do que tentar economizar da maneira errada.
E se sua festa for feita em salão fica a mesma dica. rsrs
Os personalizados , uma vez que mal feitos, te o poder de matar toda a decoração!!!


Lembranças e Glamour

 7 - Hora de servir:
Ninguém que ficar só olhando as outras pessoas pessoas comerem, rs, então seja em salão ou em casa programe-se com pessoas para servir comes e bebes. Os garçons já sabem perfeitamente como fazer, mas deve-se contratar a quantidade certa de acordo com o número de pessoas presentes na festa.
Se sua festa for em casa e você não quiser contratar o serviço, estipula algumas pessoas para fazerem isso, sua irmã, amiga, prima, enfim, não pense que você irá dar conta de tudo sozinha, geralmente a mãe do aniversariante fica a maior parte do tempo recepcionando os convidados! Se de tudo não tiver as pessoas para servirem (pois geralmente elas nem aproveitam a festa rs) então, coloque as garrafas de refrigerantes ja nas mesas dos convidados, e com relação a comida faça tipo selv service, assim eles mesmo pegam a comida quando desejarem.



Lembrete: Fique olho também em alguns detalhes - se todos os convidados estão confortáveis, se as crianças estão interagindo, não demore muito para cantar os 'parabéns', na hora de entregarem os personalizados defina também quem fará isso, no final da festa, na medida do possível, se despeça dos convidados e agradeça-os. 

Assim acho que sua festa será linda e agradável para todos!!!!

Tem algo a acrescentar ?? Deixe nos comentários!

Beijos no coração!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário